segunda-feira, 7 de novembro de 2016

DIREITO À MORADIA COMO TEMA DE APRENDIZAGEM

NARRATIVA
O QUE SERÁ QUE EU FAÇO AQUI?







A Constituição brasileira em seu artigo sexto, dos direitos fundamentais diz:
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Apesar de ser um direito garantido na Carta Magna, ainda nos deparamos com cenas e imagens como essas.
A moradia digna não é um direito de grande maioria da população do país. As classes inferiores, que são as que realmente sustentam o Estado, pagando impostos e taxas, não tem a contrapartida desse mesmo Estado no sentido de oferta de serviços públicos de qualidade e garantia de direitos civis e humanos.
Em nossa sociedade há pessoas morando em habitações precárias, sem infraestrutura, sem condições de higiene e saneamento e, ao mesmo tempo, há parcelas que moram em excelentes condições, em condomínios fechados, em mansões.
O tema habitação e moradia são pertinentes tanto ao ensino fundamental quanto à Educação Infantil. Portanto, esse tema e esse texto é direcionado à você professor para discussão, reflexão e criação de sequências didáticas para seus alunos.
Em um primeiro momento, é possível compartilhar com os alunos o objetivo da temática, contextualizar o tema, sensibilizá-las em relação ao tema.
Para isso seria importante o levantamento de conhecimentos prévios das crianças sobre moradia. Nessa conversa cabe ao professor estabelecer com os alunos o porque das diferenças de moradia, ressaltando sempre que, independente das condições de moradia de cada um, a casa, a família, o lar são importantes e devem ser valorizadas.
Pode-se construir um cartaz ou painel provisório com as hipóteses das crianças sobre moradia, seus conhecimentos prévios e suas opiniões.
Em seguida é possível fazer uma pesquisa de campo no entorno da escola, para observar as condições de moradia da comunidade. Fazer a mesma pesquisa em um bairro de periferia e outros bairros.
A partir da pesquisa de campo, registrar com fotografia as imagens mais significativas para os alunos e montar um painel que poderá ser comparado com o painel das hipóteses.
Nessa discussão e construção de conhecimentos com a classe, o professor poderá abordar uma série de dimensões de acordo com seus objetivos e interesses para com a turma:
Justiça social
Diferença de classes
Direitos Civis
Importância do lar, independente de condições materiais
Etc.

Por fim, um texto coletivo poderia ser produzido a partir da pesquisa, dos relatos e das discussões e das produções individuais dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário